(27) 3324-6234 (27) 3324.6231 contato@ciadaviagem.com.br
(27) 3324-6234 (27) 3324.6231 contato@ciadaviagem.com.br

10 curiosidades sobre o Egito que vão te deixar boquiaberto(a)

Quais curiosidades sobre o Egito você conhece? Nós reunimos algumas bem legais, vem ver!

É principalmente por meio de sua história milenar e sua aura mística que o Egito atrai pessoas de todos os cantos do mundo. Como se não fosse suficiente, o país africano tem a seu favor alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos do planeta. Quem nunca sonhou em tirar uma foto em meio às Pirâmides de Gizé ou contemplar a Grande Esfinge nos olhos, por exemplo?

Não tem como negar que a região é puro fascínio. Para despertar ainda mais o seu interesse, a gente reuniu aqui um punhado de curiosidades sobre o Egito que prometem te surpreender. Mas, ó, se você manjar de mais alguma ou já tiver tido a chance de ir para lá, fique mais do que à vontade pra deixar um comentário! Assim você complementa o nosso conteúdo e, de quebra, tira as dúvidas que outras pessoas podem ter 😉

CURIOSIDADES SOBRE O EGITO: 10 COISAS QUE MUITO PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O PAÍS
1. Domingo é dia útil

Você não leu errado! No Egito, o domingo não conta como final de semana, como rola aqui no Brasil. Os dias de descanso são sexta-feira e sábado. Sendo assim, vale a pena ficar de olho nos horários e dias de funcionamentos do comércio e das atrações turísticas.

2. Punição com morte em caso de extermínio de gatos

Os felinos eram bastante valorizados no Egito Antigo. Portanto, a pessoa que matasse algum gato era punida com morte. Os egípcios chegavam até a depilar a sobrancelha como demonstração de luto e respeito. Atualmente esse costume já não existe, mas, enquanto estiver por lá, você verá muitas esculturas e souvenires com imagens dos bichinhos.

3. Algodão mais valorizado do mundo

Quem nunca ouviu falar dos lençóis egípcios com milhares de fios, hein? Além de serem famosos por seus tecidos, os egípcios também são muito conhecidos pela qualidade do seu algodão. Isso porque o célebre algodão egípcio é colhido à mão, o que ajuda a preservar as características originais da fibra, como maciez e brilho.

Inclusive, há mais de 5 mil anos já existiam vestidos de algodão no país. Sendo assim, se você se amarra em roupas de cama e banho e tecidos em geral, certamente vai ter a chance de voltar pra casa com muita coisa boa. Mas prepare o bolso, pois trata-se de uma matéria–prima rara e escassa.

4. O Cairo tem apenas 25 semáforos

Na região metropolitana da capital do Egito, Cairo, há apenas 25 semáforos. O mais impressionante é saber que na cidade moram mais de 20 milhões de pessoas. Não à toa, é preciso muito cuidado ao atravessar as ruas – e dá-lhe buzina!

5. Camelos e Uber no trânsito

Tá a fim de saber mais uma curiosidade sobre o trânsito no Egito? Pois bem, assim como no Brasil, lá é bastante comum a utilização de Uber, principalmente para quem viaja de forma independente. Contudo, os camelos também fazem parte do trânsito e são “veículos” super comuns, principalmente em destinos de Gizé. Só não pode estar com pressa!

6. É proibido demonstrar afeto em público

Beijos e demonstração de afeto em público entre casais são proibidos no Egito. Por outro lado, é comum ver homens se cumprimentando com três beijos na bochecha e caminhando de mãos dadas.

7. Programas de TV sem beijo

Além de serem proibidas as demonstrações de afeto em público, o mesmo acontece com os programas de televisão. Ou seja: filmes e programas produzidos no país não podem veicular imagens de beijos. Produções de outros países não têm esse impedimento, embora muita gente considere isso como algo ofensivo.

8. Bebidas alcoólicas são proibidas

As bebidas alcoólicas são proibidas para os egípcios. Até mesmo entre turistas é raro encontrar pessoas consumindo este tipo de bebida. Entretanto, fumar é permitido e a população tem o costume de fumar bastante cigarro e narguilé.

9. Troca de mulheres por camelos

Apesar de ser constrangedor quando acontece, não se assuste se você, mulher, for oferecida em troca de camelos, ouro e frutas, uma vez que isso faz parte da cultura local. Afinal, antes de se casar existe uma negociação – e o homem deve pagar um dote para a família da potencial esposa. Esses dotes podem ser camelos, ouro, frutas e outras riquezas da região, e o papel do homem inclui também comprar uma casa e mobiliá-la para a nova mulher. Essa oferta não está restrita às egípcias, já que também pode acontecer com estrangeiras. Já pensou?

10. Não há sinais de que Cleópatra tenha existido

Ela é uma das figuras históricas mais conhecidas do mundo. No entanto, não há nenhum vestígio da famosa Cleópatra, que comandou o Egito por 22 anos. Por isso mesmo, muita gente ainda faz escavações em todo o país em busca de algum sinal. Até agora nada. E esse é apenas um dos vários mistérios que o Egito esconde!

Agora conta pra nós: o que você achou dessas 10 curiosidades sobre o Egito? Ficou com vontade de programar sua ida pra lá? Então fale conosco, será um prazer atendê-lo.! Dessa forma você garante uma aventura sem perrengues e tem apoio a qualquer momento. Depois só não vale ficar sem compartilhar com a gente como foi a sua experiência, viu?