(27) 3324-6234 (27) 3324.6231 contato@ciadaviagem.com.br
(27) 3324-6234 (27) 3324.6231 contato@ciadaviagem.com.br

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos

De caminhadas que passam por paisagens incríveis e terminam em banhos de cachoeira a praias exuberantes para curtir o dia, contemplando ainda florestas, chapadas e rios que são a casa de peixes coloridos e que proporcionam atividades como rafting e boia cross. Isso soa atrativo para você? Pois então este post vai cair como uma luva, já que ele reúne alguns dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.

Dá uma olhadinha na seleção que a gente fez a fim de dar uma força para quem se amarra em natureza e em muita aventura. Preparado? Nós também! Só não vale reclamar depois que a vontade de viajar bateu forte, viu? Inclusive, aproveite este momento para planejar sua aventura; viajar pode ficar pra depois, combinado?

1. BONITO, MATO GROSSO DO SUL

Um lugar com esse nome só pode resultar em uma viagem de encher os olhos e repleta de cliques maravilhosos. Não à toa, turistas aventureiros são atraídos pela prática de atividades como trilhas, cavalgadas, mountain bike, arvorismo, rapel, rafting e mergulho. Com sorte, animais como araras, tucanos, peixes diversos, antas, tamanduás-bandeira, macacos-prego e bugios, entre outros, são flagrados durante as saídas. Como forma de preservar toda essa riqueza natural, muitos passeios têm limite diário de visitantes. Portanto, é bem importante planejar o tour com antecedência.

Como chegar

A cidade conta com um aeroporto regional, mas a forma mais viável e o que a maioria dos turistas faz é voar até Campo Grande, de onde se toma um ônibus, van ou se aluga um carro para seguir viagem até o destino.

Quando ir

No verão, período de chuvas, as cachoeiras e rios estão mais cheios e a mata adquire um tom verde intenso. No inverno, dá para observar os peixes e curtir o Festival de Inverno.

2. CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO

O município entrou no mapa turístico por conta dos atrativos naturais e da biodiversidade. Localizada no cerrado brasileiro, tem paisagem exuberante, composta por grandes formações rochosas e cachoeiras, servindo de refúgio para mais de 200 espécies de aves e mamíferos como antas, capivaras, lobos-guará, tamanduás-bandeira, morcegos e marsupiais, por exemplo. Foi por conta de tudo isso que, em 1989, houve a criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros com o intuito de preservar o ecossistema e os sítios arqueológicos existentes na região.

Cachoeira Véu de Noiva, de 86 metros, é o cartão-postal da chapada. Além dela, outras quedas d’água, grutas, cavernas e trilhas atraem viajantes em busca de dias em meio à natureza.

Como chegar

Partindo de Cuiabá, siga pela MT-251. São cerca de 70 km até a chapada.

Quando ir

O destino pode ser visitado o ano inteiro. Porém, vale ressaltar que no inverno há mais ocorrência de neblina.

3. SELVA AMAZÔNICA, AMAZONAS

Navegar pelo Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, caminhar pela mata e sentir o cheiro das flores podem ser experiências bem enriquecedoras. Mas não é só isso, não! Na Floresta Amazônica você também consegue observar jacarés, macacos e aves de pertinho, assim como nadar com botos, praticar pesca esportiva e visitar comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.

Tá pensando em viajar para o destino? Então tenha sempre consigo um celular ou uma câmera para tirar muitas fotos, OK? A região é rica em beleza, em cultura e em biodiversidade e certamente não decepciona.

Como chegar

Viajantes podem optar por descer no aeroporto de Manaus ou realizar cruzeiros fluviais pela Selva Amazônica.

Quando ir

O destino pode ser visitado o ano todo. Entretanto, pela maior incidência de chuva, no período entre os meses de dezembro e maio os rios se tornam ideais para a navegação. Por outro lado, a temporada de junho a novembro é perfeita para desfrutar as praias fluviais.

4. LENÇÓIS MARANHENSES, MARANHÃO

Para conhecer a paisagem composta por dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, viajantes podem escolher como base as cidades de Barreirinhas (a maior e com melhor infraestrutura), Atins e Santo Amaro, situadas nos arredores.

No parque, é impossível não se apaixonar pelo cenário de beleza extraordinária. A caminhada sob o sol tem como recompensa banhos refrescantes nas lagoas de água cristalina. Esta é certamente uma viagem para criar fantásticas memórias e fazer registros fotográficos incríveis.

Como chegar

Da capital São Luís pode-se chegar até o destino de carro ou de ônibus. Se for de carro, pegue a BR-135 e a MA-402. O percurso tem 257 km.

Quando ir

As lagoas ficam cheias entre junho e setembro, mas a região oferece atrações em todas as épocas. Em outras palavras, não dá para falar em ecoturismo no Brasil sem mencionar os Lençóis Maranhenses.

5. JERICOACOARA, CEARÁ

Cenários estonteantes e a prática de esportes radicais levam vários turistas para Jericoacoara ao longo de todo o ano. Afinal, admirar paisagens de encher os olhos, curtir o sol em redes estendidas sobre a água, fazer passeios de buggy e praticar kite e windsurfe são algumas maneiras de passar o dia neste lugar carinhosamente apelidado de Jeri.

Como chegar

O destino conta com aeroporto, que recebe voos diretos ou rotas que incluem uma escala. Outra opção, utilizada por muitos turistas, é fazer uma parada em Fortaleza para só depois seguir viagem de carro ou de ônibus pela CE-085.

Quando ir

O destino pode ser visitado o ano inteiro, o que significa que a região está sempre de portas abertas. Contudo, o mês de agosto traz os bons ventos para a prática de kite e windsurfe.

6. FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO

Águas cristalinas, vida marinha riquíssima e uma cena tropical exuberante fazem de Fernando de Noronha um destino perfeito para os amantes de natureza e praticantes de snorkeling, mergulho e surfe. E quem não quer conhecer a praia que já ganhou o título de mais bonita do mundo, a Baía do Sancho?

Lá, a preservação do ecossistema e das belezas naturais é levada muito a sério, tanto que toda a área do arquipélago é dividida entre Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental. Além disso, uma contribuição para a preservação ambiental diária é solicitada aos turistas que visitam o destino.

Como chegar

O arquipélago conta com aeroporto. Outra opção são os cruzeiros que incluem Fernando de Noronha no roteiro.

Quando ir

Entre os meses de agosto e fevereiro o tempo costuma estar mais firme. Todavia, caso esteja à procura das ondas perfeitas, os meses de janeiro e fevereiro favorecem a prática dos esportes aquáticos. De uma forma ou de outra, uma coisa é certa: prepare-se para se divertir muito e ficar de queixo caído com tamanha beleza.

7. CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA

Caminhadas em meio a cenários deslumbrantes, banhos de cachoeira, espeleoturismo (turismo em cavernas), observação de aves, répteis e mamíferos e lindas fotos. Disso ninguém duvida: a Chapada Diamantina é ideal para os turismos de aventura e natureza. Mas não é só isso, não! O destino também abriga atrações históricas e culturais, que remontam à época de extração de ouro e diamante, como as ruínas do garimpo de Igatu e o Museu Vivo do Garimpo.

Como chegar

Existem voos para Lençóis, na Bahia, porta de entrada para a chapada. Outra opção é pegar um ônibus de Salvador rumo à chapada. De carro, partindo da capital baiana ou da região Centro-Oeste, siga pela BA-242; saindo do Sul, vá pela BA-262 e, em seguida, BA-142.

Quando ir

A chapada pode ser visitada o ano inteiro, figurando como um dos destinos de ecoturismo mais procurados no Brasil. Nos meses de outono e inverno, por conta da posição do sol, a luz reflete nas águas azuis dos Poços Azul e Encantado, tornando o cenário dessas atrações ainda mais interessante. Entre dezembro e fevereiro, no entanto, as cachoeiras têm maior volume de água. Junho é mês de São João, celebrado com quadrilhas, comidas típicas e muito forró pé de serra. Em outubro, o Festival de Lençóis celebra música, arte e cultura.

8. ITACARÉ, BAHIA

Fugindo da paisagem típica das praias nordestinas, enfeitadas por coqueiros e dunas, o município de Itacaré parece ter saído do litoral norte paulista. Isso porque suas enseadas são cercadas por montanhas verdes e formam cenários tão exuberantes quanto o restante da região ou as praias distribuídas pela rodovia Rio-Santos.

Adoradores de mar e sol vão encontrar nesse pedacinho do paraíso o lugar ideal para curtir dias relaxando à beira-mar, bronzeando o corpo, tomando banho de água salgada e praticando atividades na areia. Ou seja: não tem como não cair de amores pela região.

Como chegar

O aeroporto mais próximo está em Ilhéus, a 75 km. Na cidade, táxis, transfers ou ônibus são opções para chegar ao destino. De carro, vá pela BA-001. Saindo de Salvador, uma ótima alternativa é tomar a balsa até Itaparica e, de lá, seguir pela BA-001.

Quando ir

O destino pode ser visitado durante todo o ano. No mês de abril, as chuvas tendem a ser mais intensas.

9. DOMINGOS MARTINS, ESPÍRITO SANTO

Cidade na região serrana do Espírito Santo, Domingos Martins tem na paisagem e na gastronomia de influência alemã seus pontos altos. A Rota do Lagarto, percurso de 8 km cercado por belos cenários, e o parque da Pedra Azul, onde fica um dos cartões-postais do estado, são os passeios mais populares entre os turistas. Quando a fome bater, aproveite para conhecer um dos restaurantes de cozinha germânica e provar salsichões, chucrute, joelho de porco e, de sobremesa, torta alemã, floresta negra e torta de maçã, por exemplo. Cantinas e outros estabelecimentos que servem comida caseira, preparada em fogão a lenha, também são comuns na cidade.

Como chegar

Saindo de Vitória, siga pela BR-262 no sentido Vitória – Belo Horizonte. Um total de 49 km separa as cidades.

Quando ir

O destino reserva atrações para o ano inteiro. Em julho, a cidade sedia o Festival de Inverno, no qual bandas, grupos musicais e de dança se apresentam.

10. FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ

Casa das Cataratas do Iguaçu, consideradas Patrimônio da Humanidade, e do Parque Nacional das Aves, refúgio de mais de mil animais resgatados, Foz do Iguaçu é uma ótima pedida para turistas em busca de natureza e aventura. Definitivamente precisa estar no seu roteiro caso esteja em busca de destinos de ecoturismo no Brasil. Atividades como rafting e rapel, bem como tirolesa e escalada, são praticadas na região do Parque Nacional do Iguaçu. Por fazer fronteira com Argentina e Paraguai, a cidade ainda figura como destino gastronômico e de compras. Sendo assim, prepare-se para voltar de malas cheias!

Como chegar

O viajante pode aterrissar no aeroporto da cidade ou nas vizinhas Puerto Iguazú, na Argentina, e Minga Guazú, no Paraguai. De carro, o principal acesso é a BR-277, que corta o estado do Paraná. A viagem de ônibus também é uma opção.

Quando ir

Nos meses de verão, as cataratas têm maior volume de água por causa das chuvas, mas, no inverno, elas ficam mais definidas.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS