(27) 3324-6234 / 99961-9757 contato@ciadaviagem.com.br
(27) 3324-6234 / 99961-9757 contato@ciadaviagem.com.br

Gramado e Canela

Gramado é uma cidade com uma estância de montanha situada no estado mais a sul do Brasil, Rio Grande do Sul. Influenciada pelos colonos alemães do século XIX, a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato. Gramado é também conhecida pelas suas exibições de luzes de Natal e pelas hortênsias em flor na primavera. O Lago Negro disponibiliza alugueres de barcos e caminhadas na floresta, enquanto as montanhas da Serra Gaúcha possuem trilhos de caminhada e de alpinismo.

Sobre Gramado

Considerada a capital turística da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 130 km de Porto Alegre e se destaca por oferecer uma estrutura turística de fazer inveja a qualquer capital do Brasil. É um destino para pessoas de todas as idades, com atrações variadas, bons hotéis e excelentes restaurantes. Gramado cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela oferece paisagens belíssimas dentro e fora do centro urbano. Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno ou no período do Natal, quando Gramado fica toda iluminada, viajar para o destino é sempre uma boa ideia!

Há muito o que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul! A principal cidade da Serra Gaúcha sem dúvidas é um dos principais destinos turísticos do país. Gramado agrada a todos e sempre oferece novas opções. Preparamos, então, um post super completo, com dicas para te ajudar a decidir o que fazer em Gramado, entender quais são suas principais atrações, quando ir, como se locomover e muito mais!

O que fazer em Gramado

Andar na Rua Coberta, uma das principais ruas de Gramado

Um dos maiores pontos de interesse de Gramado. Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a Rua Coberta está localizada no coração da cidade e na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e próximo da Igreja São Pedro. A rua ganhou uma cobertura (por isso o nome “Rua Coberta”) e decoração com várias plantas pendentes. Aqui você e nas suas redondezas existem vários restaurantes e lojinhas, e os eventos acontecendo na rua são frequentes! É um lugar para ir várias vezes durante a viagem, seja para tomar um chocolate quente como para ver o movimento.

Conhecer o Lago Negro

O Lago Negro é um lago artificial em Gramado, que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. No lugar você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo. É uma boa opção de passeio para quem procura um programa simples e romântico. No final de novembro/dezembro, ápice da florada das hortênsias, o visual do lago fica ainda mais lindo, cercado por milhares de flores com tons entre o azul e roxo!

Mini Mundo

O Mini Mundo é um parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. O parque começou como uma distração e hoje é um dos lugares mais visitados da cidade, com diversos cenários curiosos do nosso cotidiano. Por lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito mais! Quem fica no hotel Ritta Höppner, pertencente à família dona do parque, não paga o ingresso. Nossa dica para quem visita o lugar é procurar pelo Nelson, que faz um passeio guiado e gratuito mostrando vários detalhes que não conseguiríamos observar sozinhos. Não é um programa apenas para crianças pessoas de qualquer idade podem aproveitar!

Igreja São Pedro

Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor. Durante o Natal a igreja recebe uma iluminação especial e no Réveillon a área ao redor da igreja é ideal para observar os fogos.

Fonte do Amor Eterno

Gramado é um dos principais destinos de lua de mel do Brasil e um dos pontos favoritos dos casais apaixonados é essa pequena fonte, localizada ao lado da Igreja de São Pedro, onde se pode deixar um cadeado com os seus nomes simbolizando a união dos dois, ao estilo das pontes de Paris e outras cidades europeias.

Passear pela Av. Borges de Medeiros e pelo Centro de Gramado

A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais vias a cidade de Gramado e um lugar ótimo para passear a pé, ver lojinhas ou fazer algumas compras. Nessa rua você encontrará lojas de lembranças, roupas, calçados e restaurantes ou poderá simplesmente sentar-se em um banquinho observando o movimento da cidade. Nessa via também fica o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado.

Conhecer a Rua Torta de Gramado, uma das novas atrações da cidade

A florida Rua Emílio Sorgetz até lembra a Lombard Street em San Francisco, na Califórnia. As curvas não são tantas quantas às da cidade norte-americana, mas suficientes para atraírem todos os dias dezenas de turistas em busca da foto perfeita. A Rua Torta fica bem próxima do centro de Gramado, então vale a pena uma caminhada até lá para fazer um registro neste importante cartão postal da Serra Gaúcha.

Gramado Zoo

O Zoológico de Gramado foi criado em 2008 com um conceito um pouco diferente dos demais. Ele possui apenas animais da fauna brasileira e procura recriar o habitat natural do animal. O lugar também resgata animais em situações de risco, realiza pesquisas e oferece informações sobre os animais, seus hábitos e origens, também como maneira de incentivar a preservação. Gramado parece um lugar improvável para ter um zoológico, mas a atração é tão diferente que é considerada pelos leitores do Tripadvisor como o melhor zoo da América do Sul.

Snowland

A atração foi inaugurada no final de 2013 e desperta a curiosidade de muitos viajantes porque é bastante diferente de outras atividades pelo Brasil! O Snowland funciona como um complexo de diversões fechado, em que o foco são atrações com neve. Ele é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma “Montanha de Neve” artificial com pista para praticar esqui e snowboard, descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação.

É um lugar para toda a família, mas como é preciso pagar para entrar no complexo e outras atrações são pagas à parte, muitas vezes a brincadeira não sai barata. É uma excelente atração para um dia de chuva, afinal, o lugar é todo fechado. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa; recomendamos, porém, que você já vá com uma roupa quente para não sentir frio em demasia.

Praça das Etnias

Localizada região central de Gramado, a Praça das Etnias recebeu esse nome por representar as diferentes culturas que colonizaram Gramado. A praça tem um local onde você pode comprar artesanato e na Casa do Colono, são vendidas várias comidas artesanais produzidas pelos imigrantes e seus descentes. Não deixe de ir ao lugar para comprar uma cuca, pão muito apreciado pelos moradores da região!

Museu de Cera Dreamland

O Museu de Cera Dreamland é um espaço que possui réplicas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos internacionalmente. É um lugar divertido e com várias réplicas, mas que divide opiniões. Quem já visitou os museus Madame Tussaud provavelmente ficará decepcionado com as réplicas, mas para quem nunca esteve em um museu desse tipo, gosta de tirar fotos engraçadas ou está acompanhado por crianças poderá curtir o passeio.

Harley Moto Show

Bar super decorado e colorido, que tem diversas motos Harley Davidson fazendo parte de sua decoração. O lugar é bacana para quem quer tomar uma bebida, mas vale mais a pena visitá-lo como um museu. É uma atração para quem gosta de velocidade e quer admirar motos tão poderosas de perto.

Hollywood Dream Cars

Não é todo dia que temos a oportunidade de admirar carros antigos e bem conservados e em Gramado isso é uma realidade. O Hollywood Dream Cars reúne dezenas de carros antigos em ótimo estado de conservação. É um passeio muito interessante para quem gosta de veículos antigos e de ver carros tão estilos que muitas vezes aparecem em filmes de Hollywood.

Super Carros

Se no Hollywood Dream Cars a ideia é ver carros antigos, no Super Carros o cenário é bem mais moderno. A coleção do lugar é de carros novíssimos e com motores muito poderosos, só que além de poder apenas contemplá-los o lugar também funciona como uma “locadora” e permite aluguel de carros como Ferrari, Porsche, Camaro e Lamborghini. É uma boa oportunidade para ver mais de perto aquele carros dos sonhos e até ter o prazer de dirigir um deles!

Bier Park

Na Rua Coberta encontra-se um novo parque temático voltado ao mundo da cerveja. É o Bier Park, onde visitantes fazem um passeio de uma hora pela história da cerveja, com vídeos, robôs, explicações sobre o processo da produção da cerveja e têm a oportunidade de vivenciar experiências tecnológicas com óculos de realidade virtual e pedalar virtualmente pelas ruas de Gramado.

Aldeia do Papai Noel

Nesse simpático parque é Natal o ano todo! A Aldeia do Papai Noel nasceu a partir do Parque Knorr e tem o bom velhinho como temática principal. Entre as atrações está a casa e a fábrica de brinquedos do Papai Noel, bondinhos aéreos, trenzinho, carrossel, área de “neve” com espuma e até renas de verdade. É um passeio que encanta os mais pequenos, mas que também é muito agradável para todos, com trilhas em meio a árvores e uma vista espetacular do Vale do Quilombo.

Le Jardin

O Le Jardin é um parque da lavandas, que tem como objetivo mostrar a beleza de suas espécies de lavanda e incentivar os benefícios que suas propriedades podem trazer. No lugar são encontradas diferentes espécies de lavanda, que florescem entre outubro, e jardins com outras espécies variadas que ficam floridas o ano inteiro. O Le Jardin possui uma loja temática e restaurante onde pode-se tomar um chá ou comer um strudel. O ingresso custa R$10. É um passeio gostoso para quem aprecia a natureza e procura um programa tranquilo, de contemplação.

Parque Olivas de Gramado

A cerca de 20 minutos do centro de Gramado está o Parque Olivas de Gramado, uma propriedade de 150 hectares onde foram plantadas 120 mil mudas de oliveiras. Lá o visitante pode fazer degustação sensorial de azeites de oliva, apreciar a bela vista para Cânion da Pedra Branca, e se fartar no restaurante que serve comidas regionais. Para as crianças, a grande diversão é passear pela “Fazendinha” e ver pequenos animais. O parque oferece transporte grátis até a propriedade, que deve ser agendado com antecedência.

O que fazer em Canela

Parque do Caracol e Cascata do Caracol

Uma das maiores atrações sul do Brasil fica em Canela. Nesse parque está a Cascata do Caracol, uma queda d’água com 130 metros de altura que desce por um paredão de pedra seguido por uma cavidade na rocha. Para admirar a cachoeira há mirantes panorâmicos e uma escada com 927 degraus que leva ao ponto final da cachoeira e permite observá-la de baixo (temporariamente fechada). Há ainda playgrounds, lojas e trenzinho.

Bondinhos aéreos

A 500 metros do Parque do Caracol fica o chamado Parques da Serra, um espaço que tem os bondinhos aéreos (teleférico) que oferecem um passeio gostoso com uma vista maravilhosa da Cascata do Caracol. Na estação superior, há esculturas de madeira que fazem sons de animais e a vista do lugar vale muito a pena para quem deseja observar as belezas naturais da Serra Gaúcha!

Catedral de Pedra

A linda Catedral de Pedra de Canela fica na praça central da cidade e foi construída a partir de 1953. Seu piso e seu revestimento são de pedra e o ponto mais alto da catedral, construída em estilo é gótico, tem 65 metros de altura. A Catedral recebe uma iluminação colorida durante a noite e festividades perto durante o Natal.

Mundo a Vapor

Atração ideal para quem gosta do mundo de máquinas, principalmente aquelas movidas a vapor. Logo ao chegar ao parque o visitante já se depara com uma enorme locomotiva cruzando a fachada do edifício. É a remontagem de um trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 em Paris, quando um trem descarrilhou e atravessou a parede da Estação Montparnasse. No interior do Mundo a Vapor estão dezenas de máquinas movidas a vapor em versão miniatura – um passeio e tanto para quem gosta de história e das grandes invenções dos séculos passados.

Castelinho Caracol

Uma das primeiras residências de Canela, o Castelinho Caracol foi construído com madeira de araucária e pinheiros sem que se utilizasse pregos ou parafusos em sua construção – tudo foi feito através de encaixes. A residência de 18 ambiente transformou-se em um museu que exibe peças antigas utilizadas pela família que ali vivia e se orgulha de servir um dos melhores apfelstrudel da Serra Gaúcha. Mesmo que você não tenha intenção de entrar no museu, pode parar para comprar seu apfelstrudel e fazer um lanche durante a tarde!

Parque Terra Mágica Florybal

A fábrica de chocolates Florybal sempre foi conhecida por suas lojas temáticas divertidas, cheias de personagens de duendes a animais. Toda essa alegria deu origem ao Parque Terra Mágica, em Canela. No amplo espaço cheio de atrações há de tudo um pouco: de fadas a dinossauros, passando por animais, magos, castelo medieval, seres mitológicos, área do terror, índios e santos católicos, com uma imensa imagem de Jesus Cristo. Ainda tem cinema 7D e apresentações artísticas. O parque tem restaurante e área de descanso e playground no castelo. Para quem está com crianças é uma atração imperdível!

Alpen Park

O Alpen Park é um pequeno parque de diversões em Canela, que tem atrações como montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, passeio de quadriciclo, escalada e descida em trenó, que em nossa opinião é a atração mais divertida para os adultos. O parque fica cercado por muitas árvores e tem uma paisagem muito bonita da Serra Gaúcha. É uma excelente atração para quem está com crianças!

Museu Egípcio

Localizado na estrada que leva ao Parque do Caracol, o Museu Egípcio tem grande acervo de peças produzidas pelo artista plástico egípcio Essam Elbattal, entre elas a réplica de múmias, sarcófagos e uma pirâmide com mais de 8 metros de altura. É um passeio bem interessante para adultos e crianças, especialmente pela possibilidade de vestir fantasias egípcias e garantir ótimas fotos no local!

Skyglass Canela

No fim de 2020 foi inaugurada uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros sobre o vale do Rio Caí, em Canela. O Skyglass Canela também conta com um monotrilho na sua estrutura, com dez cadeiras suspensas. A sensação do passeio é a de estar flutuando sobre o vale. É um passeio muito legal para quem quer aliar aventura e as paisagens das montanhas da Serra Gaúcha! Vale incluir no roteiro!

Companhia da Viagem