(27) 3324-6234 (27) 3324.6231 contato@ciadaviagem.com.br
(27) 3324-6234 (27) 3324.6231 contato@ciadaviagem.com.br

O que fazer de graça em Gramado – 12 dicas para as férias

Gramado é uma cidade cheia de atrações, linda para ser visitada em qualquer época do ano! A cidade sempre tem muito o que fazer, sempre tem novidades e por ser um destino muito popular, tem também muitos pontos turísticos pagos. Mas se o orçamento da viagem está apertado não há problema: existem várias atrações gratuitas em Gramado! Por isso nossas dicas de hoje são do que fazer de graça em Gramado, para entreter mesmo àqueles que não podem gastar durante a viagem!
Essas dicas são especialmente válidas para quem viaja em uma família grande e acabaria gastando um valor alto em ingressos para atrações. Com nossas sugestões você poderá curtir um pouco de Gramado sem gastar nada!

1) Passear na Rua Coberta
A Rua Coberta é uma das principais atrações em Gramado. Ela está localizada no centro e é uma rua pequena, com cerca de 100 metros de comprimento, que liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. O espaço possui um telhado translúcido e fica sempre enfeitado quando há festividades na cidade, sobretudo no Natal. Ali há vários restaurantes e também lojinhas e costuma ter bastante movimento durante a noite, quando os turistas se reúnem para jantar.
2) Visitar a Igreja Matriz São Pedro
A Paróquia São Pedro, conhecida também como Igreja Matriz São Pedro, cuja construção atual foi inaugurada no início da década de 1940, fica no centro da cidade de Gramado. Sua torre tem 46 metros de altura e grande parte de seu revestimento foi feito com pedras. De dentro da igreja é possível admirar mais de perto os vitrais sacros de seu altar.
3) Visitar o Lago Negro
O lago de águas escuras, tão fotografado na cidade, é mais um dos passeios gratuitos em Gramado. O lugar é excelente para um passeio tranquilo, ao ar livre e fica ainda melhor no período em que as hortênsias da cidade estão floridas. O Lago Negro foi construído artificialmente após um incêndio, e, segundo dizem, um morador da cidade teria trazido árvores da Alemanha para decorar sua margem. Passear de pedalinho também é um programa tradicional no local, mas esse passeio é pago à parte. Ainda assim, você poderá se divertir no lugar sem gastar nada, caminhar, tirar belas fotos e descansar!
4) Admirar a vista do Mirante Vale do Quilombo

Na Avenida das Hortênsias, caminho entre Gramado e Canela, fica o Mirante Vale do Quilombo, um ponto estratégico que permite ter uma bela visão panorâmica para o Vale do Quilombo e da região serrana de Gramado, cheia de árvores e mata nativa. Você pode ir até o local de carro ou até pedalando, uma maneira diferente e bem legal de circular pela cidade. Certamente é uma das melhores atividades para fazer de graça em Gramado e que muita gente não conhece!

5) Conhecer a Rua Torta

Simples, mas bonita e alegre, a Rua Torta (Rua Emilio Sorgetz) é uma atração que fica localizada no centro, em uma rua na descida de um morro. A rua é sinuosa, bastante florida e fotogênica; ela foi inspirada em uma rua de San Francisco, Estados Unidos, que já serviu como cenário de vários filmes na cidade.

6) Relaxar na Praça das Etnias

A Praça das Etnias é um espaço público de Gramado, bom para relaxar e descansar entre as caminhadas pela cidade. A praça é florida e bem cuidada, muitas vezes com decorações especiais, como acontece no Natal. Ali você também pode visitar a Casa do Colono, uma lojinha com produtos regionais e ótimas comidinhas!

7) Visitar a Fonte do Amor Eterno

Localizada ao lado da Igreja Matriz São Pedro, essa fonte de pequeno porte é uma das “novas” atrações de Gramado. A simpática fonte está cheia de cadeados das mais diversas cores, e assim como em outros locais do mundo os casais que por ali passam colocam seus cadeados para que o amor permaneça firme. Se você estiver viajando com seu par, pode ser uma boa ideia prender seu cadeado na fonte!

8) Visitar uma fábrica de chocolates

Gramado tem várias fábricas de chocolates e cada uma delas oferece um tipo de visitação à sua fábrica. Para economizar, você pode fazer um passeio às fábricas que oferecem visitação gratuita, como a Prawer, que não cobram pela visita e permite conhecer o processo de fabricação de seus deliciosos chocolates!

9) Visitar a Catedral de Pedra

Localizada na cidade vizinha de Canela, a Catedral de Pedra é uma construção belíssima e imperdível para inserir em seu roteiro. Construída em estilo gótico e oficialmente chamada Catedral Nossa Senhora de Lourdes, ela foi revestida com pedras e possui uma torre com 65 metros de altura. O local recebe uma decoração muito bonita no Natal e vale a visita não só por fora como também por dentro. Certamente uma das atrações imperdíveis para fazer em Gramado – e de graça!

10) Tirar fotos nos pórticos de Gramado

Os pórticos de Gramado sinalizam a chegada à cidade e são dois dos principais cartões-postais da região nas principais vias de acesso. Quem chega via Nova Petrópolis encontra o pórtico mais tradicional, de 1973, em estilo bávaro. O segundo fica no caminho via Taquara e foi construído em 1992 em estilo normando. São lugares muito legais para tirar fotos marcando sua viagem de férias nessa cidade tão gostosa, especialmente em épocas como Natal Luz e Páscoa, quando ganham decoração especial. Entretanto, fique atento ao estacionar, já que a via tem um fluxo grande de carros.

11) Conhecer o Palácio de Festivais
É nesse edifício da Avenida Borges de Medeiros que acontece anualmente o Festival de Cinema de Gramado e são entregues aos ganhadores os “kikitos de ouro”, premiação do Festival. O palácio é muito bonito externamente e pode também ser conhecido por dentro.
12) Ver a Rótula das Bandeiras

A pequena praça na entrada do centro da cidade tem uma estátua do Kikito, troféu dado aos ganhadores do Festival de Cinema de Gramado, e também várias bandeiras representando os estados brasileiros. Vale uma visita rápida e uma foto para recordar da viagem no futuro!

Dica extra: confira a programação da cidade!

Tem sempre alguma coisa interessante acontecendo em Gramado e vale a pena ficar ligado nas atrações e eventos culturais, muitos deles de graça. Durante o Natal Luz, por exemplo, você não paga nada para admirar a decoração e assistir ao show de iluminação, apresentações da trupe de Natal, dos corais, atrações musicais e ao desfile na Borges de Medeiros. Durante a Páscoa também há desfiles gratuitos pelo centro da cidade.


E você, tem mais dicas do fazer de graça em Gramado? Divida com a gente nos comentários!